sábado, 9 de fevereiro de 2019

Agricultores familiares fecham contratos para a merenda escolar


Contratos para fornecimento de produtos - Foto: Jorge Maravilha

A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Educação, assinou nesta sexta (8), os contratos para fornecimento de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, relativa ao primeiro semestre letivo de 2019. Com investimento em torno de R$ 700 mil, recursos oriundos do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), a importância tem destinação específica para este tipo de aquisição. A segunda Chamada Pública da Gestão do Prefeito Vinicius Claussen foi realizada no dia 4 de dezembro de 2018.

Para Rosana Mendes, Secretária Municipal de Educação, os agricultores estão satisfeitos com a compra dos alimentos diretamente dos produtores locais. “Eles deram vários testemunhos durante a assinatura dos novos contratos e por poder expandir a produção para cidades vizinhas. A entrega e a logística são feitas pela empresa terceirizada. Mas, estamos afinando a logística para manter a qualidade do alimento, desde a entrega no galpão até a distribuição nas escolas”.

Os benefícios do procedimento são nutricionais e econômicos. “Incentiva a agricultura familiar, traz benefício nutricional na merenda, com a inclusão de alimentos mais saudáveis E tem a questão social, pois o poder público compra do agricultor familiar de Teresópolis e da Região Serrana”, destacou Guilherme Ferreira, Diretor de Produção Agrícola da Secretaria Municipal de Agricultura.

Para Filippe Pereira da Silveira, nutricionista da Rede Municipal de Ensino, os produtos chegam mais frescos na escola. ”Os pedidos são feitos semanalmente e os produtores rurais entregam a mercadoria no galpão da empresa, contratada por licitação, para fornecer a merenda escolar. Ela é responsável por distribuir os alimentos às escolas”, explicou.