terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Teresópolis com problemas em estoque de vacinas


Vacina contra difteria e tétano - Imagem ilustrativa
 
A Coordenação de Imunização/Secretaria Municipal de Saúde informa que, de acordo com nota técnica da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações/Ministério da Saúde, desde 2015 vem ocorrendo uma diminuição no abastecimento e, até mesmo, desabastecimento da vacina Dupla Adulto – dT (contra difteria e tétano) no Município devido à indisponibilidade de estoque a nível nacional.
 
Cerca de 20 milhões de doses chegaram ao País no mês de novembro de 2015. Entretanto, só começaram a ser distribuídas aos estados depois de desembaraço alfandegário, liberação de termo de guardo pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e posterior análise pelo INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde).
 
Até o momento, o Município ainda dispõe da vacina Dupla Adulto (dT) em suas unidades de pronto atendimento (Hospital das Clínicas, Hospital São José, Serviço de Pronto Atendimento Dr. Eitel Abdallah e Serviço de Pronto Atendimento de Bonsucesso) para vacinação de acidentados sem esquema vacinal.
 
O mesmo vem acontecendo com a vacina Antirrábica, que passa por análise do INCQS para posteriormente ser enviada aos municípios. A Coordenação de Imunização/Secretaria Municipal de Saúde informa que Teresópolis encontra-se no aguardo de liberação dessas vacinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário