sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Medicina Veterinária do Unifeso comemora 15 anos

Homenagens a professores e funcionários da Veterinária - Foto: Unifeso
 
De 31 de agosto a 2 de setembro a 12ª Jornada Científica marcou o ponto alto das comemorações pelos 15 anos de implantação do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), que funciona no Campus Quinta do Paraíso (Prata).
 
Na cerimônia de abertura foram prestadas homenagens aos professores e funcionários do curso pela professora Mariana Beatriz Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS). “Este é um dos eventos marcantes de uma série de comemorações que o CCS vem fazendo para os cursos da área de Saúde ao longo deste ano”, comentou.
 
Entre os homenageados estava o professor Daniel Pinheiro Hernandez, atuamente coordenador do Grupo de História da Medicina (GHM), que vem contribuindo para os cursos da área de Saúde há décadas, tendo participado da implantação do curso de Medicina Veterinária no UNIFESO. “Quero sempre lembrar, desde as primeiras reuniões, tudo o que se foi dito referente à ética, competência e atitudes que representam aquilo que devemos ter como formação acadêmica”, salientou o professor Daniel.
 
Entre os convidados do evento estava o professor Cícero Pitombo, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), que elogiou o campus, “sempre muito bonito e bem cuidado” e elogiou os estudantes, que disse encontrar “sempre muito motivados, assim como os profissionais daqui. Vocês estão em uma profissão muito dinâmica e moderna e com muitos desafios. É um mercado muito competitivo e vocês têm de tudo para se colocarem bem nesse mercado”. Também prestigiou o evento o professor Aristeu Pessanha, presidente da Academia de Medicina Veterinária no Estado do Rio de Janeiro (AMVERJ), lembrando que o profissional tem que prezar pela sua qualificação. “O campo de trabalho exige qualidade, o médico veterinário deve se apresentas com conteúdo e competência”, disse.
 
O professor André Vianna Martins, coordenador do curso de Medicina Veterinária, enalteceu a maturidade e a qualidade alcançada pelo curso. “Chegamos a uma idade interessante na certeza de um trabalho feito com dignidade e qualidade, sempre representados pelos nossos egressos”, disse. Ele parabenizou o trabalho da representação estudantil na organização do evento e agradeceu a todos que apoiaram. Como acontece anualmente, o Diretório Acadêmico Newton Cruz, contando com o apoio da coordenação do curso, organizou e promoveu a Jornada Científica com a presença de diferentes professores e profissionais convidados, os quais ministraram palestras cujos temas abrangeram as diferentes áreas de conhecimento da Medicina Veterinária, tais como Saúde Única e Medicina Veterinária do Coletivo; Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais; Clínica e Reprodução de Grandes Animais; Manejo e Clínica de Animais Silvestres; Medicina da Conservação e Saúde Ambiental; e Produção Animal.
 
“Além da programação acadêmica e científica, com a exposição de trabalhos, o evento também recebeu a visitação de público externo, que junto com os docentes e estudantes pôde usufruir de espaços para diversão e entretenimento, bem como fazer a degustação de produtos derivados lácteos”, destacou a estudante Letícia Simas, presidente do diretório.