quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Exposição interativa no Sesc conta a história da roda


Exposição 'A Roda' no Sesc - Foto: Sesc Rio
 
Uma das invenções mais importantes da humanidade ganhou uma exposição totalmente interativa que convida o público a participar de inúmeros experimentos ligados à física e à robótica. O objetivo é contar a história da roda, seus diferentes usos tecnológicos através dos tempos e seus impactos na vida moderna. Realizada pelo Sesc Rio, a exposição “A Roda” vem percorrendo o estado do Rio de Janeiro desde 2014 e agora, no dia 6/9, chega ao Sesc Teresópolis.
 
Com entrada gratuita, a exposição visa estimular a experimentação e a curiosidade de seus visitantes, incentivando-os a entrar em contato direto com os objetos à mostra. Ao todo, são mais de 20 aparatos científicos e traquitanas relacionadas à roda.
 
A exposição é dividida em três módulos. O primeiro aborda de forma criativa e divertida a história do surgimento da roda e suas diversas aplicabilidades para o desenvolvimento social, culminando com vários exemplos de uso. Uma linha do tempo traz, além de informações e curiosidades sobre o invento, reproduções de rodas antigas, algumas usadas 3.500 anos a.C., que podem ser manipuladas pelo público.
 
A segunda parte aborda a mobilidade urbana e os impactos ambientais causados pelos transportes. O público poderá interagir com uma bicicleta de roda quadrada, uma bicicleta geradora de energia elétrica e um gerador elétrico manual, além de trenas e pedalinhos. Por meio de um jogo multimídia, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a quantidade de poluição e de energia gerada por diferentes tipos de veículos, como ônibus, automóvel e metrô, o tempo de deslocamento e a média de pessoas transportadas.
 
O último módulo propõe uma reflexão sobre o movimento circular na natureza. Entre outros aparatos disponíveis estão giroscópio de piso, giroscópio de mesa, roda de Maxwell, máquina de desenhar com roda, zootrópio e praxinoscópio, estes dois últimos usados no processo cinematográfico. Ao final, há um espaço de projeção de vídeos sobre as várias abordagens que circundam a temática da mostra.
 
Exposição “A Roda”
Sesc Teresópolis
De 6 a 30 de setembro de 2015, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Sábado e domingo, das 9h às 18h. Informações: (21) 2743-6958

Classificação: livre