quarta-feira, 1 de abril de 2015

Limpeza e manutenção dos rios de Teresópolis


Trabalho de limpeza das margens - Foto: Jeferson Hermida

As secretarias municipais de Serviços Públicos e de Meio Ambiente, vem trabalhando constantemente na limpeza e manutenção dos rios de Teresópolis e de suas margens. A proposta é aumentar a capacidade de vazão da água na temporada de chuva, evitando transbordamento e diminuindo a probabilidade de cheias.

Nesta segunda-feira, 30/03, funcionários municipais de Serviços Públicos atuaram na limpeza das margens e em trecho do Rio Meudon, em frente à UPA - Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas Nathan Garcia Leitão - , no Bom Retiro. A intervenção contou com a ajuda de uma retroescavadeira, que retira os resíduos e coloca nas margens, e em seguida, são colocados nos caminhões e levados para um depósito adequado onde o material é descartado.

Segundo o encarregado, até o momento, mais de oito caminhões de lixo foram retirados do local. Além da máquina, outros equipamentos como roçadeiras, foice e ancinho foram utilizados na ação.

Paralelo a esta ação, a Secretaria de Meio Ambiente prossegue com as ações de reflorestamento da mata ciliar que compõe os rios da cidade. E também nesta segunda, 30/03, os agentes ambientais trabalharam em um trecho das margens do rio que corta os bairros da Fonte e Santa e Quinta Lebrão.

“A iniciativa, também é uma medida preventiva para garantir o bom escoamento das águas, evitando problemas durante o período das fortes chuvas. Estamos fazendo um trabalho de investimento para proporcionar um clima mais agradável, aumentando a arborização”, comentou o secretário da pasta, André de Mello, lembrando ainda que a cooperação da população é indispensável neste processo. “Esperamos que a comunidade nos ajude a preservar o reflorestamento que está sendo feito. Plantamos as árvores em tamanho ideal para que não precisem de rega nem adubação, sobrevivendo a qualquer temperatura e cumprindo o seu papel”, informou.

Além da Quinta Lebrão e Fonte Santa, o plantio de mudas já aconteceu nos bairros do Bom Retiro, Meudon, Caxangá, Pimenteiras, Fischer, Fátima, Vale da Revolta, e Vargem Grande.

A Prefeitura de Teresópolis solicita à população que colabore com a manutenção da limpeza nos rios e em suas margens. Denúncias sobre descarte irregular de lixo nestas áreas podem ser feitas pelos telefones 3643-2758 e 2742-7763.