quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Unidade de Saúde do Meudon amplia horário de atendimento


Equipe vai ampliar o horário de atendimento - Foto: AsCom PMT

Resultado da articulação da gestão municipal junto ao Ministério da Saúde, Teresópolis passou a integrar o programa federal ‘Saúde na Hora’. A Unidade de Saúde da Família do Meudon é a primeira a ser contemplada com a iniciativa. A partir desta quarta, 2, os moradores do bairro e região têm atendimento, nos dias de semana, até às 19h, e aos sábados, das 8h às 17h.

No próximo dia 10, o programa, criado para ampliar o acesso da população a consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, aplicação de vacinas e pré-natal, será lançado no posto de saúde da família do Rosário e, no dia 17, na unidade da Fonte Santa. A conquista integra a estratégia de ampliação da atenção básica no município e vai reforçar a prevenção da saúde e melhorar a oferta de serviços nas áreas de abrangência das unidades.

“Estive com o Dr. Ari em Brasília, três semanas atrás, tivemos uma reunião com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e conquistamos a vinda do ‘Saúde na Hora’ para Teresópolis. O benefício principal é que as pessoas que trabalham vão ter mais tempo para cuidar da sua saúde e também acompanhar um familiar em tratamento”, frisou o Prefeito Vinicius Claussen.

O programa


Lançado em maio pelo Ministério da Saúde, o Programa ‘Saúde na Hora’ amplia os recursos mensais para os municípios que estenderem o horário de funcionamento das unidades de saúde.  Para incentivar a ampliação no horário de funcionamento, os repasses mensais do Ministério da Saúde podem dobrar de valor, dependendo da disponibilidade de equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal, além da carga horária de atendimento das unidades, que pode variar entre 60h e 75h semanais. Atualmente, a maior parte das 42 mil Unidades de Saúde da Família em todo o país funciona por 40h semanais.