quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Curso em Teresópolis visa capacitar acompanhantes de idosos


Com o objetivo de desenvolver pessoas que estejam trabalhando ou pretendam trabalhar diretamente como acompanhantes de idosos, em situações de dependência ou não estimulando o autocuidado, está sendo realizado o Projeto Qualificação Profissional para Acompanhantes de Idosos.

O curso, que começou no dia 30 de setembro, acontece em parceria com a Feso, Maçonaria Loja de Teresópolis Primeira nº 21, e Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social/CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Meudon.

Os alunos passaram pela avaliação técnica da assistente social do CRAS Meudon, Janaina Felix, para análise do perfil socioeconômico e serão acompanhados até o término do curso. A formatura está agendada para 13 de dezembro deste ano.

“O curso torna real o sonho em capacitar-se para uma função que habilite o interessado a ingressar no mercado de trabalho como acompanhante de idosos, faixa da população que vem crescendo consideravelmente e que requer cuidados formais, desenvolvidos com ética e humanismo” cita a coordenadora do projeto, professora mestre em Enfermagem da Feso e doutora em Ética, Bioética e Saúde Coletiva, Selma Vaz Vidal.

A capacitação

O curso é presencial, com aulas duas vezes por semana, e carga horária de 80 horas, divididas em IV módulos (Modulo I – Aspectos gerais para a saúde; Modulo II – Higiene e conforto; Modulo III - O acompanhamento do Idoso; e Modulo IV - Educação e promoção da saúde). Os dez usuários selecionados são da área de abrangência do CRAS Meudon, sendo cinco do bairro Meudon e cinco da comunidade do Vale da Revolta.


Ao final de cada módulo será feita uma avaliação somativa e o certificado de conclusão do curso será entregue aos alunos. Fazem parte do projeto também a professora de Enfermagem da Feso Benisia Maria Barborsa Cordeiro Adell e o organizador e advogado Dr. Antonio Amadeu da Silva Laginestra. O custeio do curso é gratuito para o inscrito, com benefício de lanche e passagem de ida e volta do usuário custeados pela Maçonaria Loja de Teresópolis nº 21.