quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Corte da Barra, na Barra do Imbuí recebe pluviômetro


Monitoramento preventivo pela Defesa Civil - Foto: AsCom PMT

Área em constante monitoramento preventivo pela Defesa Civil Municipal, principalmente no período de chuva, o trecho da Avenida Presidente Roosevelt conhecido como Corte da Barra, na Barra do Imbuí, acaba de ganhar um pluviômetro. O equipamento foi instalado em ponto estratégico e sem custos para o município.

O aparelho meteorológico é usado para medir a quantidade de chuva precipitada durante determinado tempo e local. Com base nas informações geradas, é possível identificar possíveis movimentos de massa relacionados ao excesso de água acumulada no solo.

 “Com essa medida, a Defesa Civil de Teresópolis terá acesso a informações sobre o volume de chuvas na região, o que possibilita uma tomada de decisão mais precisa em relação ao Corte da Barra”, explica o Coronel Albert, Subsecretário de Defesa Civil.

Existe laudo do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro informando sobre o risco de rolamento de pedras no local, em caso de ocorrência de chuvas fortes. E quando isso ocorre, a orientação do órgão estadual é para a interdição preventiva daquele trecho da Avenida Presidente Roosevelt, com a proibição da passagem de veículos e pessoas.


Por isso, a necessidade do acompanhamento técnico constante daquela área, por se tratar de obra antiga de contenção de encosta, feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.