sábado, 19 de maio de 2018

Semana Brasileira de Enfermagem comemorada em Teresópolis

Semana de Enfermagem na Praça - Foto: Unifeso

Comemorando a 79ª Semana Brasileira de Enfermagem, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizou divesas atividades como ações junto à comunidade, palestras, mesas-redondas, apresentações e sorteios, incorporando também a 21ª Semana de Enfermagem do Hospital das Clínicas e a 6ª Semana Brasileira de Enfermagem Integrada do Curso de Graduação em Enfermagem e do HCTC.

Abrangendo o tema "A Centralidade da Enfermagem nas Dimensões do Cuidar", a programação começou no dia 12 e foi até o dia 18 de maio. “Este tema nos remete ao profissional que erradia cuidado no âmbito da saúde. Somos cuidadores, que alcançam muitas dimensões que se somam ao cuidado técnico, tais como o cuidado ético, estético e ambiental, que convergem à gestão do cuidado humanístico. Essa é nossa missão”, observou a professora Selma Vaz Vidal, coordenadora do curso de Enfermagem do UNIFESO.

Abertura oficial

No dia 14/05, foi realizada a Cerimônia Oficial de Abertura, contando com a presença das professoras Verônica Santos Albuquerque, Reitora do UNIFESO; Mariana Beatriz Arcuri, Diretora do Centro de Ciências da Saúde do UNIFESO; Selma Vaz Vidal; e Rosane Rodrigues Costa, Diretora Geral do HCTCO; e da Enfermeira Adriana Coutinho da Silva Fonte, Diretora de Enfermagem do HCTCO.


Semana de Enfermagem - Abertura - Foto: Unifeso

A Solenidade de Abertura teve a tradicional apresentação da história da Enfermagem, com a interpretação da passagem da lâmpada, símbolo da profissão, pela acadêmica Ana Clara Ornelas Fontes.

Após a cerimônia oficial, os presentes acompanharam a conferência "A dimensão do cuidado em relação à sexualidade do idoso”, ministrada pela enfermeira Renata Jabour Saraiva, professora universitária e avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Para Alexandre Policarpo Fontela, estudante do curso de Enfermagem e técnico em enfermagem no HCTCO, “estes encontros com pessoas que têm um grande caminho trilhado na profissão se tornam muito importantes para nós que estamos começando a carreira, porque nos incentiva a prosseguir e lutar pela profissão que escolhemos. É diante do depoimento de palestrantes com experiência internacional, como enfermeira Renata Jabour, que vemos um futuro e esperança para a enfermagem no Brasil. Hoje sinto a enfermagem na veia, e a cada dia me apaixono mais por esta profissão”.