terça-feira, 8 de maio de 2018

Cultura de Raiz das Mães lotou a Casa de Cultura


Público lotou o teatro da Casa de Cultura - foto: AsCom PMT

O público lotou o teatro da Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, neste domingo, dia 6, para a edição especial do projeto Cultura de Raiz, em homenagem ao Dia das Mães. O evento teve produção de Eliana Resende, da Secretaria de Cultura, e apresentação da conselheira estadual de Cultura, Nara Zeitune.

Abriu a programação, a Banda Reciclarte, com o maestro Edmilson Lima e alunos da Escola Municipal Belkis Frony Morgado, no bairro de São Pedro. A sonoridade e melodia retiradas dos instrumentos musicais feitos de materiais recicláveis, como madeira, tubos de PVC e latas, encantou a plateia.

“Esse trabalho promove a conscientização ambiental, pois muitos desses materiais poderiam estar poluindo o meio ambiente e estão sendo usados para a música. Espero que o projeto alce voos maiores e oportunize mais crianças”, destacou o maestro. “A Banda Reciclarte é um projeto de muitos anos, iniciado por colegas antecessoras. Minha função é dar continuidade e fazer com que a banda colabore pedagogicamente para o trabalho dentro da escola”, acrescentou Danielle Antunes de Andrade, diretora da Escola Belkis.

A apresentação do coral de alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Marilia Morgado Carneiro, no Alto, enterneceu o público. “Foi uma homenagem às famílias: mães, pais, avós e avôs. São crianças de 3 anos, que ensaiaram por duas semanas para a apresentação”, explicou Denise Bem Haja, diretora do CMEI.

Com quase 60 anos de carreira, os Cantores de Ébano, do Rio de Janeiro, também arrancaram aplausos no Cultura de Raiz. Afinados, Jair Medalha, Valmir de Souza, Iaci Pinto, Márcio Alexandre e Maria Helena embalaram o público relembrando grandes sucessos do grupo, como ‘Leva eu, saudade’ e ‘Uirapuru’.


Também se apresentaram na edição especial do Cultura de Raiz: Irio Lima, Nando Lyrio, Genaro da Zabumba, Tião do Triângulo, Julicão, Clotilde do Pandeiro, Edson Rosa, Eraldo, Zé Luiz, Raul de Oliveira, Elcy Vicente, Felix do Forró e Trio, Xando Pernambuco e PC, o palhaço Zé Futrica e, encerrando a programação, a repentista Wanda Pinheiro.