sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Unifeso participa de Congresso de Educação Médica


53º Congresso Brasileiro de Educação Médica - Foto: Unifeso
 
Estudantes e professores do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) participaram do 53º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 7 e 10 de novembro. Além de participar das atividades, a Instituição também esteve representada no evento desde a concepção, com o professor Manoel Pombo, coordenador do curso, fazendo parte da Comissão Organizadora e os estudantes Jackson Silva e Pedro Henrique Martins de Oliveira participando da Comissão Científica.
 
A programação desta edição do COBEM teve como objetivo discutir as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de Medicina, editadas pelo MEC em junho de 2014, com grande ênfase na formação médica dentro dos Serviços de Saúde, considerando obrigatória uma grande carga horária prática em cenários reais de atendimento, estabelecendo uma rede entre a escola e os serviços de atendimento, o que já é realidade no UNIFESO desde 2005.
 
O professor Manoel Pombo destacou que “a participação dos representantes do UNIFESO foi bastante significativa durante todo o evento, com uma presidência de mesa, duas conferências, três temas livres de apresentação oral e treze trabalhos em pôsteres, contando com a presença de doze professores e quarenta e dois estudantes, que se deslocaram para o evento em ônibus fretado por nossa Instituição. Além disso, vinte e nove de nossos estudantes estiveram compondo a relatoria do evento, pela qual foram responsáveis por cerca de 75% dos relatos. Foi sob todos os aspectos um evento memorável para o UNIFESO”.
 
Segundo a estudante Dara Bizzo “o COBEM foi uma oportunidade ótima de perder o medo de falar em público, ter contato com pessoas de outros cursos de Medicina do país, aprender um pouco mais sobre o que de fato é a Educação Médica e como ela se estrutura. Gostaria que cada vez mais o curso possa nos incentivar a participar de eventos como esse e  nos abra mais caminhos para podermos colocar nossos projetos em prática”. Dara apresentou o trabalho “Prevalência e Acompanhamento dos Estilos de Aprendizagem”, em co-autoria com as colegas Vanessa Moreira, Agnnes Lins, Bárbara Mendes e Drielly Moraes ainda com o professor Valter Luiz da Conceição Gonçalves que, além de co-autor, também foi co-orientador com o professor Carlos Pereira Nunes.