terça-feira, 14 de abril de 2015

Administração e Contabilidade do Unifeso comemoram 40 anos

"Jogos Empresariais" - Foto: Unifeso

A criação em 1975 dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), mantido pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO), resultou do constante envolvimento da FESO com as demandas da região, cujo desenvolvimento socioeconômico e cultural indicava a necessidade de expansão da oferta de cursos superiores.

Justificando a necessidade da implantação desses cursos, o professor José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico do UNIFESO, relembra que “a FESO iniciou pelo curso de Medicina, que atende a uma demanda nacional, mas dentro da sua missão e de seus objetivos ela se preocupava com a necessidade de promover também o desenvolvimento local e regional. Foi nesse contexto que surgiram estes novos cursos na área das ciências humanas e sociais”.

Com essa finalidade, para buscar uma interação maior com a comunidade a FESO implantou a então Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas (FACCE). Os cursos foram concebidos para atender a uma demanda da sociedade, já que o aumento do número de empresas na região requeria profissionais mais qualificados, que pudessem agir como gestores e consultores, capazes de fomentar o desenvolvimento econômico local e regional”.

Casos de sucesso

Entre inúmeros casos de ex-alunos que alcançaram posições de destaque no mercado local e regional está o empresário Sandro Parisi, Diretor de Operações da Alterdata - empresa onde começou sua trajetória em 1990, quando cursava o último semestre do curso de Administração. Ele foi o segundo funcionário a ser contratado na empresa, que hoje conta 79 escritórios no Brasil entre filiais e representações e mais de 1200 colaboradores diretos e indiretos para atender aproximadamente 26 mil clientes ativos.

Já no curso de Ciências Contábeis um dos destaques é o ex-aluno Anderson da Silva Pinto, formado em 1998. Ele é Gerente de Projetos Sênior na empresa Plusoft, onde é responsável pelo gerenciamento dos projetos de implantação e desenvolvimento de customizações dos sistemas de Customer Relationship Management (CRM).

“Atualmente, os cursos de Administração e Ciências Contábeis integram o Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), juntamente com os cursos de Direito e Pedagogia, cujas áreas de conhecimentos afins permitiram uma organização semelhante e facilita a prática da interdisciplinaridade preconizada na missão institucional”, explica o coordenador do curso, professor Jucimar André Secchin, ele próprio ex-aluno de Administração do UNIFESO. O coordenador adianta ainda que “está sendo preparada uma agenda de eventos comemorativos ao longo de todo o ano, que em breve será divulgada”.