quarta-feira, 30 de abril de 2014

Veterinária do UNIFESO em ação contra leptospirose

Cães recebem a 2ª dose da vacina - Foto: Unifeso
 
Estudantes e professores do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) cumpriram o compromisso de repetir a ação preventiva de combate à leptospirose aplicando a segunda dose da vacina em cães na comunidade da Beira Linha.
 
No dia 27 de abril o grupo voltou ao bairro com a tenda, material de conscientização e vacina, além de todo empenho para colaborar com a iniciativa, que é uma parceria entre o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) e o Setor de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Teresópolis. Os animais que não compareceram à primeira etapa também foram contemplados com a primeira dose da imunização. Cerca de duzentos cães foram vacinados nesta segunda mobilização.
 
Segundo o voluntário e estudante Felipe Souza, do quinto período, além das doses de vacina “também foram distribuídos informativos alertando quanto aos riscos da doença”. O professor André Vianna Martins, coordenador do curso de Medicina Veterinária do UNIFESO, contou que a parceria com a WSPA vem desde a tragédia de 2011, “quando unimos forças para atender os animais vitimados. Para esta campanha, a WSPA conseguiu as doses da vacina com o Laboratório Merial Brasil e consultando o setor de zoonoses do município foi sugerido executá-la na localidade da Beira Linha, por ser uma região próxima ao rio. Contamos ainda com o apoio da Unidade Básica de Saúde da Beira Linha no ponto de vacinação”.
 
A primeira ação aconteceu no dia 23 de março no mesmo local, quando cerca de duzentos animais foram atendidos. Entre eles esteve a cadela pitbull Maya, do vidraceiro Luis Antonio Severino, que avalia a ação como de grande importância “porque esta área está próxima ao rio e dá muito rato. Inclusive na minha casa já tive muitos problemas com esse bicho”.