sexta-feira, 11 de abril de 2014

Projeto "Família a bordo" passou por Teresópolis


Projeto Família a Bordo - Foto: Roberto Ferreira

Na última segunda-feira, 7/04, alunos da rede municipal de ensino se reuniram na Casa de Cultura Adolpho Bloch para conferir a apresentação do Projeto Família a Bordo. O projeto, de característica itinerante, vai percorrer 45 cidades das regiões Sul e Sudeste, e deu início à temporada passando por Teresópolis. A intervenção do grupo teve apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura.

Composta pelo escritor, poeta e músico Neo One Eon, pela produtora cultural e agente literária Grazi Calazans e por seus filhos, Layla Calazans (10 anos) e Dimitri Calazans (3 anos), a Família a Bordo leva intervenções culturais de forma diferenciada, justamente por se tratar de uma família que viaja unida disseminando arte e cultura por onde passa.

Na Casa de Cultura Adolpho Bloch, a ação contou com a participação dos alunos do Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima (Censf). Na ocasião, a família trabalhou a literatura, por meio da leitura encenada do primeiro capítulo do livro Um dia de Verdade, e a música, através do show Poética Mente, onde o casal Neo e Grazi se apresentou misturando música e poesia. A intervenção contou ainda um debate com os alunos presentes.

Além da Casa de Cultura, a passagem por Teresópolis incluiu também atividades realizadas na Praça Balthasar da Silveira, no Centro, na terça-feira, 8.

“Trata-se de uma ação diferenciada, que trouxe a Teresópolis um novo formato de abordagem para a música e a literatura. Uma experiência enriquecedora para os alunos que participaram das atividades”, comentou o subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, que acompanhou as intervenções, ao lado da coordenadora de projetos da Secretaria de Cultura, Nara Zeitune.