quinta-feira, 3 de abril de 2014

Dança sênior: socialização e qualidade de vida


Dança sênior no Pedrão - Foto: Vanusa Lima

Considerada uma estratégia preventiva para combater a inatividade e promover a qualidade de vida na melhor idade, a Dança Sênior vem conquistando cada vez mais adeptos. Reunindo cerca de 40 alunas, a atividade grupal, de baixo impacto e curta duração, não utiliza esforços intensos e gera uma série de benefícios à saúde, além de incentivar o convívio social.

Com o apoio da Prefeitura, através das secretarias municipais de Esportes e Lazer e dos Direitos da Mulher, as aulas gratuitas acontecem toda quarta-feira, das 10h às 11h, na sala de ginástica do Ginásio Pedro Jahara – o Pedrão, na Várzea.

“De origem alemã, a dança sênior foi criada com o objetivo de desenvolver a atenção, a concentração, a lateralidade, a motricidade e, principalmente, a alegria da convivência em grupo. Ela é direcionada à terceira idade, mas pode ser praticada por pessoas de 40 anos, ou menos”, explica a professora, Neia Fernandes. “Nas aulas são respeitadas as limitações de cada aluno, que fazem os movimentos de acordo com as suas possibilidades”, acrescenta.

As pessoas interessadas podem se inscrever no dia e horário da aula: quarta-feira, a partir das 10h, na sala de ginástica do Ginásio Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, Várzea), mediante apresentação de atestado médico e de cópia de identidade, CPF e de comprovante de residência.

Benefícios

A Dança Sênior constitui-se de um conjunto sistematizado de coreografias, baseado em danças folclóricas de diversos povos, especialmente adaptadas às possibilidades e necessidades da pessoa idosa. Foi criada em 1971, na Alemanha, para a ocupação do tempo livre e estimulação da população idosa daquele país.

As músicas alegres e ritmadas do folclore mundial, e agora também nacional, são fatores de motivação e estimulação de todo o sistema motor. O aprendizado das coreografias trabalha a atenção, concentração, percepção, lateralidade, ritmo, memória recente, orientação espacial, estimulando diversas habilidades psicomotoras e cognitivas, além de promover um trabalho motor com progressivo condicionamento físico associado à sensação de satisfação física e emocional.