terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Projeto Chega Mais Leitura em Teresópolis


Álvaro Ottoni conta histórias - Foto: Marcelo Ferreira

Tendo como objetivo promover ações educativas de incentivo à leitura, o Programa Chega Mais Leitura, iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, se apresentou em Teresópolis com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Ao todo, foram três dias de apresentações onde professores e alunos participaram de oficinas e atividades lúdicas de introdução à leitura e à arte de contar histórias, além de ações que permitiram a democratização da leitura, o acesso aos livros e seus benefícios.

Com mais de 30 livros publicados para crianças, traduzido em diversos países, o escritor e educador Álvaro Ottoni é o idealizador e apresentador do Chega Mais Leitura. “O objetivo deste programa é incentivar a leitura em todos os princípios. Abrangemos 14 municípios da Região Serrana e já ganhamos um desdobramento. A partir do dia 16 de janeiro vamos para outros municípios do Estado”, esclarece Álvaro.

Em Teresópolis, o projeto se apresentou em dois dias na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Fátima, e na Escola Municipal Nadir Veiga Castanheira, em Três Córregos. Ao todo, foram contemplados alunos dos primeiros, segundos e terceiros anos de cinco unidades escolares, além de professores da rede municipal, estudantes do Curso Normal e monitores do Mais Educação.

“O foco principal do programa é o livro. Homenageando o livro procuramos despertar o prazer da leitura através das artes várias. Da arte milenar da contação de histórias, de oficinas de brinquedos populares, da música, da imagem, enfim, o que procuramos é colocar a leitura em evidência, tornando-a um objeto de interesse e desejo”, explica o escritor Álvaro Ottoni, que já foi também secretário especial de Leitura em Nova Friburgo.