terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Bombeiros de Teresópolis recebem 1ª viatura híbrida do país

Viatura para atendimentos diversos - Foto: Marco Esteves

Foi realizada nesta sexta-feira, 13/12, na sede do 16º GBM (Grupamento de Bombeiros Militar), a cerimônia de entrega, por parte do Governo do Estado, da primeira viatura híbrida do país para o município de Teresópolis. Com funções de extinção de incêndio e de salvamento, o veículo ficará baseado no Posto Avançado do Corpo de Bombeiros, em Bonsucesso, no 3º Distrito. A previsão é de que a unidade seja inaugurada em janeiro de 2014, beneficiando mais de 15 mil moradores da região.

O Comandante do 16º GBM, Flavio Luiz Castro, falou sobre as funções da viatura, que foi desenvolvida pela área técnica do Corpo de Bombeiros com o objetivo de atender de forma mais eficiente às demandas operacionais dos municípios do interior do estado.

“Geralmente, os veículos do Corpo de Bombeiros servem para um tipo de ocorrência, incêndio ou salvamento. Essa viatura tem uma bomba e um tanque de água e funciona para os dois tipos de operações. De um lado do veículo é armazenado todo o material para combate a incêndio e, do outro, todo o equipamento necessário para o salvamento, que pode ser usado para a captura de animais, atendimento a colisão de veículos e queda de motocicletas, entre outras ocorrências”.

Com dois pavimentos, o prédio do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros de Bonsucesso possui refeitório, cozinha com despensa, banheiro e quatro ambientes no primeiro andar, para o atendimento ao público. O segundo piso será utilizado como alojamento para os militares, com dois dormitórios, banheiro coletivo e uma suíte.