segunda-feira, 22 de julho de 2013

Plano de Habitação é apresentado na Prefeitura


Audiência pública do Plano - Foto: Marco Esteves

Mais uma audiência pública do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) aconteceu na noite desta quinta-feira, 18 de julho, no Teatro Municipal, na Prefeitura. Com o objetivo de apresentar o diagnóstico habitacional do município à sociedade, o evento reuniu representantes de entidades sociais e empresariais, trabalhadores, líderes comunitários, estudantes e gestores públicos. Durante o encontro, além da apresentação para aprovação do plano, foram explicados detalhes sobre projetos habitacionais da cidade. Sendo desenvolvido desde 2008, o trabalho tem o objetivo de planejar as ações do setor habitacional de forma a garantir, no futuro, o acesso da população à moradia digna.

Finalizado, o estudo foi apresentado pelo engenheiro Willian Resende de Castro Junior. “O plano de habitação nacional, na verdade, mais do que um produto final, é o meio de um processo de discussão comunitária sobre habitação de interesse social. O Ministério das Cidades divulgou um cálculo de crescimento até 2020 e Teresópolis, de acordo com a pesquisa, necessitará de mil novas habitações a cada ano.

Um dos objetivos deste trabalho foi planejar onde construir essas mil casas por ano, pensando no envelhecimento da população e na infraestrutura necessária. O plano é a oportunidade de conhecermos a realidade do município, descobrir os problemas de habitação e moradias, principalmente para os mais pobres, codificar isso em valores e avaliar de onde sairão os recursos para darmos conta de solucionar o grave problema do déficit habitacional. Fomos contratados para dar consultoria na elaboração do Plano, mas quem construiu o documento foi a população, de acordo com os seus anseios, sob a orientação da Prefeitura”, explicou Willian.

Plano Local de Habitação de Interesse Social

O PLHIS é necessário para que o município tenha acesso ao Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, vinculado ao Ministério das Cidades, que oferece recursos para projetos habitacionais. O Plano dá suporte ao município para priorizar áreas de déficit habitacional e infraestrutura, criando condições para melhorar a qualidade de vida da população.

O PLHIS reúne diretrizes para ações no setor habitacional do município, estabelece princípios básicos para orientar as ações públicas, reunindo os objetivos a serem alcançados e os instrumentos capazes para obter os recursos visando atender as necessidades habitacionais, atuais e futuras. Além da construção de novas unidades habitacionais, o Plano também vai abranger obras de ampliação e de reforma de moradias já existentes, bem como facilitar a aquisição da casa própria pelas famílias de baixa renda.