quarta-feira, 3 de julho de 2013

Exposições no mês de aniversário de Teresópolis


No próximo sábado, 6 de julho, Teresópolis completa 122 anos. Para comemorar a data, a Secretaria de Cultura de Teresópolis preparou alguns eventos e edições especiais de seus projetos, fortalecendo a programação elaborada pela Prefeitura em comemoração à data. Entre os eventos, estão as edições especiais dos projetos Cultura de Raiz e Música na Matriz, que acontecem neste domingo, 7 de julho. Além disso, também constam na programação três exposições especiais em lembrança aos 122 anos, uma delas concebida em três idiomas.

Promovida pela Secretaria de Cultura, sob a curadoria do coordenador Ricardo Guarilha, pode ser vista a partir desta sexta-feira, 5 de julho, na Galeria da Casa de Cultura Adolpho Bloch, a exposição 'Sonoras', composta por uma instalação conceitual confeccionada pelas artistas plásticas Marcia Tayt-Sohn e Vanessa Barini. A obra poderá ser vista até o dia 31 de julho, de segunda a sábado, das 9h às 18h.
        
Também a partir do dia 5, estará aberta à visitação a exposição 'Cores da Cidade', mostra coletiva com trabalhos de integrantes da Soarte – Sociedade dos Artistas de Teresópolis, em homenagem aos 122 anos de Teresópolis. Os trabalhos poderão ser vistos também até o dia 31 de julho, de segunda a sábado, das 9h às 18h, na área de circulação da Casa de Cultura Adolpho Bloch, que fica na Praça Juscelino Kubitschek, s/nº – Araras.
        
Já a partir do dia 8 de julho, segunda-feira, outra mostra será aberta, desta vez, na Casa da Memória Arthur Dalmasso. Elaborada a partir da pesquisa do Serviço de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura, a exposição 'Teresópolis, 122 anos de história' contará, através de paineis com textos e imagens, a história de Teresópolis, desde os primórdios de sua formação. Documentos, objetos e fotografias originais também vão integrar a mostra, que ficará aberta à visitação durante todo o mês de julho, no primeiro piso da Casa da Memória, localizada à Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro.

A exposição tem ainda outro diferencial: está sendo confeccionada com traduções para o inglês e o espanhol, em virtude do aumento significativo de turistas na cidade durante o mês de julho, não apenas por conta da alta temporada, mas também pela realização da Jornada Mundial da Juventude.