sábado, 25 de maio de 2013

Hemonúcleo com estoque em nível crítico


Hemonúcleo com baixo estoque - Foto de arquivo

Por conta da situação crítica do estoque de sangue, o Hemonúcleo Teresópolis está convocando os doadores de todos os tipos sanguíneos, especialmente ‘O’ e ‘A’ positivo e negativo, para regularizar a sua reserva.  Em média, são feitas em torno de 50 a 60 doações por semana, mas desde abril esse número vem caindo, com o registro atualmente de 20 atendimentos.

Segundo a assistente social Rita Valadão, responsável pelo setor de captação de doadores da unidade, a queda pode estar relacionada à campanha de vacinação contra a gripe. Isso porque após tomar a vacina, as pessoas ficam impedidas de doar sangue por até 45 dias. Ela teme que a situação, que já é desconfortável, piore ainda mais.

“Homens podem fazer a doação a cada 60 dias e mulheres, a cada 90 dias. As pessoas não deveriam doar apenas quando há campanha, ou um familiar ou amigo precisa de sangue. A fidelização da doação é o ideal para repor o estoque constantemente”, alerta Rita Valadão.

Para doar deve ser apresentado documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 67 anos, estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos. A mulher não pode estar grávida, nem amamentando. A pessoa não pode ter ingerido bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação. Não é preciso estar em jejum, basta evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Em virtude do feriado nacional de Corpus Christi, na próxima semana o Hemonúcleo funcionará de segunda a quarta, das 8h às 12h. O endereço é Rua Francisco Sá, nº 299, na Várzea, e o telefone para mais informações, (21) 3641-5872.