quinta-feira, 2 de maio de 2013

Educação estimula leitura através da contação de histórias



Estudo e brincadeira unidos - Foto: Marcelo Ferreira

A Secretaria Municipal de Educação, através do projeto itinerante de contação de histórias “Canta Enquanto Conta”, está incentivando a produção textual e o gosto pela leitura nos alunos da Rede Municipal de Ensino, além de trabalhar a musicalidade e suas relações com o meio físico e social, resgatando um pouco da cultura nativa do indígena brasileiro.

Através da história “Lenda das Cataratas do Iguaçu”, os alunos tomam contato com as crenças dos índios Caingangues, habitantes das margens do Rio Iguaçu, e desenvolvem diversas atividades sobre o tema, aprendendo a famosa “dança da chuva”.

No desenvolvimento do tema indígena, os alunos confeccionam diversos materiais com suas professoras, que os ajudam a recontar a história trabalhada. Essas atividades auxiliam os alunos em diversas disciplinas além de desenvolver a percepção visual, auditiva e tátil; sequência de fatos; coordenação de movimentos; expressão gestual, oral e plástica; criatividade; imaginação; memória; socialização e vocabulário.