terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Novo simulado do Sistema de Alerta contra chuvas dia 18/12


3º simulado será no próximo domingo
A Prefeitura realiza neste domingo, 18, a partir das 10h, o terceiro simulado sobre o funcionamento do Sistema de Alerta e Alarme instalado em comunidades do município. Desta vez, o treinamento acontece no Pimentel, Corta Vento, Quinta Lebrão e Fonte Santa.

O exercício, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, conta com o apoio do Governo do Estado, Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha, grupo de Rádio Amadores e dos NUDECs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil). Na ocasião, as sirenes instaladas nas comunidades serão acionadas, solicitando aos moradores que saiam de suas casas e se dirijam para os pontos de apoio pré-determinados pela Defesa Civil.

O Sistema de Alerta e Alarme consiste em um conjunto de sirenes instaladas em localidades consideradas de risco. Agentes comunitários de saúde, líderes comunitários, entre outros moradores, foram treinados para agir em casos de alerta. Eles receberão aparelhos celulares por meio dos quais serão avisados quando as chuvas atingirem níveis críticos. Com o auxílio do aviso emitido pelas sirenes, serão responsáveis por conduzir os moradores a locais seguros, chamados de ponto de apoio.