quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Solenidade e protestos marcaram a volta da Praça Olímpica


Praça Olímpica Luís de Camões - Foto: Roberto Ferreira
 
Com mais de uma ano de atraso da previsão inicial, o prefeito Márcio Catão e equipe de governo oficializaram nesta quarta, 23/12, a reabertura da Praça Olímpica Luís de Camões. Atividades culturais, esportivas e recreativas marcaram a reinauguração do espaço público, uma das principais áreas de lazer de Teresópolis, e que ficou fechado por quase dois anos, por problemas financeiros e pela má gestão administrativa do poder público municipal.
 
Também aconteceram protestos e vaias de grupos ligados ao funcionalismo público em greve, devido à falta de pagamento de salários e 13º no município. Inaugurada ainda de forma incompleta, a Prefeitura promete que nos próximos dias terá continuidade a colocação do mobiliário, como bancos e lixeiras. A Prefeitura aguarda a entrega dos brinquedos, pela empresa fornecedora, para instalação no parquinho infantil.
 
Segundo o secretário municipal de Governo, Alex Castellar, "nenhum recurso público foi usado para realizar a programação de reabertura da praça. Todos estão aqui voluntariamente, acreditando que a nossa cidade precisa melhorar".
 
Hóquei e futsal
 
A história da Praça Olímpica Luís de Camões está intimamente ligada à tradição do hóquei sobre patins na cidade. Por isso, para marcar a reabertura da praça, a Prefeitura incluiu na programação uma partida da equipe do Teresópolis Hóquei Clube. Sob o comando do técnico e ex-jogador Fernando Louzada, que por muitos anos foi titular da seleção brasileira de hóquei sobre patins, os atletas fizeram uma demonstração da modalidade para o público.
 
Já a garotada da categoria Sub-07 da equipe Teresópolis/PMT fez a bola rolar na nova quadra esportiva. Quarto colocado no campeonato estadual Copa Rio Futsal, o grupo se divertiu durante uma rápida partida, sob o olhar orgulhoso dos pais.
 
Lazer e diversão
 
Crianças e adultos contaram com programação especial. Brinquedos infláveis, passeio de trenzinho, pintura facial, pipoca e algodão doce garantiram a diversão das crianças. Tudo oferecido de graça por empresários, cujos nomes não foram divulgados, que optaram por colaborar com a solenidade de reabertura da Praça Olímpica.
 
Também houve aulão da turma de ginástica para a terceira idade, da Secretaria Municipal de Esportes, com o professor Luís Lisardo. Já equipes da Secretaria de Saúde fizeram medição de pressão arterial e esclarecimentos sobre o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.
 
Outras atrações, realizadas na nova área de eventos, foram o show com Aluisio Bruno e Banda, apresentação de Auto de Natal com a Cia. Teatral Fantasia e concerto do coro e orquestra de alunos do Grêmio Musical Paquequer.