quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Mostra de Desenho e Pintura na Casa de Cultura


Mostra dos "Talentos da Casa" - Foto: Sec. de Cultura
 
Aberta na última sexta, dia 4 de dezembro, a Mostra do Atelier Livre de Desenho e Pintura, dos cursos de Artes Visuais da Secretaria de Cultura, pode ser visitada até o dia 18 de janeiro. Reunindo 61 trabalhos, entre pinturas e desenhos, as obras foram desenvolvidos durante o ano de 2015 pelo grupo de 24 alunos que frequentam o atelier na Casa de Cultura Adolpho Bloch.
 
Na exposição podem ser observados diferentes estilos e técnicas explorados pelo grupo. Entre desenhos a grafite e pastel, também estão expostas pinturas em acrílico e a óleo, em estilos como expressionismo, naif ou abstrato e que estão em harmonia com temas como paisagens, figuras humanas e naturezas mortas.
 
Segundo o orientador Ricardo Guarilha, a proposta do atelier é permitir ao individuo, através da aplicação de técnicas simples do desenho e da pintura, a possibilidade de explorar o potencial criativo e o desenvolvimento de uma linguagem visual. “O exercício da observação, o fazer e refazer criam um repertório imagético que, aliado ao conteúdo intelectual, afetivo e emocional de cada um, revela uma obra com caráter altamente individual e expressivo”, avalia Ricardo.
 
A secretária de Cultura, Cléo Jordão, prestigiou o lançamento da exposição, parabenizou os alunos pelos belos trabalhos executados e também saudou o instrutor Ricardo Guarilha. “A arte e a cultura devem ser agentes de transformação para uma sociedade melhor”, pontuou.