terça-feira, 14 de julho de 2015

Novos professores de Teresópolis participam de Formação


Formação continuada aos novos professores - Foto: Marcelo Ferreira

Com o objetivo de atualizar conhecimentos e oferecer formação continuada aos novos professores do ciclo da infância – que compreende os profissionais que atuam do primeiro ao terceiro ano - 18 professores recém-admitidos na Rede Municipal de Ensino participaram de um encontro de formação continuada no auditório da Secretaria Municipal de Educação. A finalidade é atualizá-los em uma proposta construtiva na alfabetização, utilizada pela rede para atingir as metas do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

“Esses professores fazem parte da última convocação realizada pela Secretaria de Educação, atuam na zona rural e urbana, e nossa intenção neste encontro é trazer para a discussão a alfabetização no ciclo da infância. Como esses professores perderam as formações do PNAIC de 2013 e 2014, estamos oferecendo esse primeiro encontro para que eles possam se inteirar do que vem acontecendo na rede”, explica Cristina Esteves, coordenadora da Formação Continuada dos Anos Iniciais da rede municipal de ensino.

Com o título de ‘Pensando a alfabetização no ciclo da infância’, esse foi o primeiro encontro de uma série prevista de quatro. As outras três reuniões deverão ser realizadas no segundo semestre de 2015. A iniciativa desta formação é da Coordenação dos Anos Iniciais e se dá através dos mesmos Professores Orientadores do PNAIC, profissionais da Rede Municipal de Ensino, formados pela UFRJ, em Nova Friburgo.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), aderiu em 2012 ao Pacto e, para isso, tem feito uma série de investimentos e promovido ações conjuntas que visam a formação continuada dos professores alfabetizadores.

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