terça-feira, 30 de setembro de 2014

Ciclismo de alto nível no Campus do Unifeso

Cross Country Olímpico - Foto: Unifeso
 
No último fim de semana o ponto de encontro dos amantes do pedal foi o Campus Quinta do Paraíso do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), no bairro da Prata, em Teresópolis. O espaço de cerca de um milhão de metros quadrados de muita área verde e Mata Atlântica sediou o I Extralight Racing Fest – modalidade de Ciclismo Cross Country Olímpico que em sua primeira edição atraiu competidores de todas as idades e regiões do estado do Rio de Janeiro.
 
Organizado pela Associação de Ciclistas de Teresópolis (ACIT), a prova foi válida pelo ranking estadual da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ) e recebeu mais de cem inscrições de atletas, nas categorias elite masculino e feminino, juvenil, infanto-juvenil, júnior (17 a 18 anos), sub-23, 30, 35, 40, 45, 50, 55, 60 e over 60. Os vencedores contaram com premiação em dinheiro de R$ 5 mil divididos entre as categorias, além de medalhas para os cinco primeiros colocados e para as crianças, e brindes.
 
No sábado, 27, a organização entregou os kits e disponibilizou a pista para treinos. No domingo, 28, foram realizadas as provas no circuito de cerca de 4,5 quilômetros. Os atletas encararam subidas fortes e descidas radicais, dificuldades técnicas como raízes, troncos, pedras, valas, pontes, faixa única e diferentes desafios de curvas e saltos; tudo isso com muito ar fresco, belezas naturais, frutas e bebidas (água, sucos e energéticas) à vontade.

O campeão da categoria elite, o atleta Caio Cezar Cordeiro, ressaltou que Teresópolis é uma cidade referência para os atletas de mountain bike por suas riquezas naturais e aprovou o novo espaço. “Tivemos trechos bem técnicos e outros com velocidade, gostei muito deste circuito que estreou em alto estilo”, parabenizou o competidor.