sexta-feira, 30 de maio de 2014

Alunos do EJA estudam história do Brasil no cinema

Estudos através do cinema - Foto: Marcelo Ferreira

Buscando complementar conhecimentos adquiridos e motivar a aprendizagem, lançando um novo olhar sobre a disciplina de História, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal foram ao cinema aprender um pouco mais sobre a História do Brasil assistindo ao filme “Getúlio”, em que o ator Tony Ramos revive os últimos dias do ex-presidente Getúlio Vergas.

“Ensinar a partir do cinema significa provocar o olhar do aluno, despertar seu senso crítico e estimular seus sentidos com a imagem em movimento. A utilização de filmes como recurso pedagógico pode e deve contribuir para ampliação de práticas educacionais dos professores de História, incorporando-as aos processos de construção do conhecimento histórico”, explicou a coordenadora de História da EJA, Jaqueline Aragão, que articulou a ida ao cinema para as turmas da nona etapa.

Dirigido por João Jardim (codiretor do filme indicado ao Oscar “Lixo Extraordinário”), o longa faz referência às políticas trabalhistas de Getúlio e conta como se sucedeu sua morte, assuntos tratados pelos alunos em sala de aula. Também fazem parte do elenco Drica Moraes (como a filha do protagonista, Alzira Vargas) e Alexandre Borges (como Carlos Lacerda).

“Já tínhamos ido ao cinema outras vezes, mas desta vez foi diferente. Trouxe sentimentos adormecidos e que precisam ser fortalecidos. Jovens alunos compareceram, se comportaram e, principalmente, foram envolvidos pela arte do cinema. Olhares hipnotizados, comentários inusitados e rostos felizes marcaram nossa noite, encontrando motivação para seguirmos com nossa proposta”, avaliou a coordenadora da EJA no município, professora Ana Paula Coutinho.