quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Minc promete R$ 12 milhões para o Parque dos Três Picos


Parque Estadual dos Três Picos - Foto de arquivo

Conforme promessa do o Secretário de Ambiente, Carlos Minc, o Parque Estadual dos Três Picos deve receber cerca de R$ 12 milhões do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur-RJ) para investir na realização de melhorias e estudos. Com o recurso concedido pela Secretaria de Turismo, a pasta do Ambiente vai construir um complexo de visitação e implantar um núcleo na área localizada em Teresópolis, na Região Serrana.

Com 58.790 hectares, o Três Picos abrange ainda os municípios de Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Guapimirim e Silva Jardim. O investimento faz parte de uma estratégia do Governo do Estado em valorizar os parques naturais, equipá-los para o fomentar o ecoturismo e desenvolver o turismo sustentável no Rio de Janeiro.

De acordo com o secretário de Ambiente, Carlos Minc, o repasse vai proporcionar a construção de uma sub-sede no Vale da Revolta, em Teresópolis, às margens da BR-116. Um centro de visitante com restaurante, uma lanchonete, loja de souvenirs, estacionamento, alojamento para guardas-parques e um heliponto de apoio para operações de combate a incêndio também fazem parte do projeto.

"A área será cercada e teremos um pórtico com guarita. Vamos construir ainda um camping, mesas para piquenique e toda estrutura para esportes radicais, como arvorismo e tirolesa. Será o maior complexo de uso público que já construímos em um parque estadual. Nossa expectativa é receber 100 mil visitantes por ano" disse Minc.

Os projetos já estão concluídos e o edital de licitação das obras deve ser lançado até o fim de agosto. Para André Ilha, diretor de Biodiversidade de Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a previsão é que o complexo adquira um perfil de visitação familiar.