sexta-feira, 27 de março de 2020

Informações sobre a vacinação contra a gripe em Teresópolis

Vacina contra a gripe comum - Imagem ilustrativa



Antecipada por determinação do Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe 2020 começa nesta segunda-feira, 23 de março, pelos idosos e profissionais de saúde, e seguirá até o dia 15 de abril. Apesar de o dia 10 de abril ser feriado nacional (Paixão de Cristo), a vacinação será mantida. Em Teresópolis, a meta é imunizar 22.093 pessoas com idade a partir de 60 anos.

Para evitar aglomeração, e seguindo o Decreto Municipal 5.251/2020, baixado pelo Prefeito Vinicius Claussen, a Secretaria Municipal de Saúde adotou uma estratégia diferenciada. Foi criado um calendário que separa o público-alvo por faixa etária e montado um posto na Praça Olímpica Luís de Camões, no centro da cidade, que funcionará das 10h às 17h no sistema de drive-thru, ou seja, os idosos não sairão de seus carros para serem imunizados.

Os 17 PSF e Unidades básicas de saúde, na cidade e no interior, terão atendimento de segunda a sexta, de 8h às 17h. Os PSFS de Fonte Santa, Meudon e do Rosário, que fazem parte do programa Saúde na Hora, funcionarão em horário estendido, de 8h às 19h e sábados das 8h às 17h.

Sistema drive-thru na Praça Olímpica, de segunda a sexta das 8h às 17h (exceto nesta segunda, dia 23/03, que terá início às 10h)

Será disponibilizado atendimento através de um circuito de carro previamente estabelecido. Os idosos darão a volta na praça pela Rua Manuel Madruga em seus veículos, passando por uma recepção para verificação de documentação e triagem epidemiológica e clínica. A vacinação será feita pela equipe de saúde com o paciente dentro do carro, através da exposição do braço pela janela. Nesse momento, o paciente receberá o comprovante de vacinação. A higienização das mãos do vacinador será feita com álcool em gel ou álcool a 70%.



PSFs e unidades básicas de saúde funcionando de segunda a sexta, de 8h às 17h
17 unidades de atenção primária em saúde aplicarão vacina de 8h às 17h e contarão com equipe para visita domiciliar aos idosos: PSFs do Alto, Araras, Barra do Imbuí, Beira Linha, Fazenda Alpina, Granja Florestal, Granja Guarani, Pimenteiras, Quinta Lebrão, Vargem Grande, Venda Nova, Unidade Móvel Fazenda Ermitage, Unidades Básicas de Saúde de Albuquerque, Água Quente, Bonsucesso, Pessegueiros e Vieira.

PSFs funcionando de segunda a sexta de 8h às 19h e sábado de 8:00 as 17:00: PSFs de Fonte Santa, Meudon e do Rosário.

Vacinação em domicílio

Qualquer idoso pode agendar com a Secretaria de Saúde a vacinação domiciliar. Acamados terão prioridade. Contatos para agendamento: 99036-8791 / 99082-4863 / 99091-1852 (ligação normal ou via WhatsApp). O parente ou idoso deve informar nome completo do idoso, idade, endereço completo e telefone de contato. Todas as visitas serão realizadas por equipe da Secretaria de Saúde com agendamento prévio telefônico, em dias e horários oportunos.

PROFISSIONAIS DE SAÚDE SERÃO VACINADOS NO LOCAL DE TRABALHO: A vacinação será feita no local de trabalho. Serão liberados ao longo da semana lotes para as unidades de saúde. A vacina será disponibilizada de forma fracionada para as unidades de saúde, conforme recebimento do Estado. Ficará sob a responsabilidade das instituições a vacinação de seus profissionais. A recomendação da Secretaria de Saúde é que seja privilegiada a vacinação dos profissionais de maior risco a exposição ao vírus da influenza.