quinta-feira, 12 de março de 2020

Nome de Unidade de Saúde homenageia enfermeiro falecido


A Unidade de Saúde da Família do Meudon receberá o nome do enfermeiro Miguel Luiz de Almeida, servidor público estatutário do município de Teresópolis durante 21 anos. A cerimônia de denominação, indicação dos vereadores Tenente Jaime, Maurício Lopes e Rock e oficializada por meio da Lei Municipal 3.846/19, sancionada pelo Prefeito Vinicius Claussen, será realizada nesta sexta, 13, às 17h, na USF do Meudon.

Miguel Luiz de Almeida faleceu em janeiro de 2019, mas deixou um legado: sua contribuição à comunidade do bairro, enquanto morador daquela área e profissional de saúde é reconhecida por todos, em especial, na prestação de serviço humanizado e diferenciado às pessoas.

Enfermeiro, formado na Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e especialista em Saúde da Família. Servidor público estatutário do município de Teresópolis durante 21 anos, ex-professor do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e ex-diretor do Curso de Enfermagem da instituição de ensino. Atuou também como membro do Sindicato do Estabelecimento de Saúde do Município de Teresópolis e Três Rios.

Como enfermeiro trabalhou na Unidade Primária de Saúde do Meudon durante 9 anos e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) durante 7 anos, lotado na Subsecretaria de Atenção Básica em Saúde da Secretaria de Saúde de Teresópolis.

A Unidade de Saúde da Família do Meudon foi a primeira a ser contemplada com o programa federal ‘Saúde na Hora’. Iniciativa do Ministério da Saúde, o programa estende o atendimento, nos dias de semana, até às 19h, e aos sábados, das 8h às 17h. Em Teresópolis, o posto de saúde da família do Rosário e a unidade da Fonte Santa também contam com o ‘Saúde na Hora’.

Homenagem em Pessegueiros

Também na sexta, 13/03, às 15h30, o Prefeito Vinicius Claussen estará na Unidade de Saúde da Família de Pessegueiros, no 2º Distrito, para homenagear a comerciante Maria de Lourdes Mendes da Rocha, moradora da localidade por cerca de 60 anos.

Filha de uma portuguesa com um brasileiro, Maria de Lourdes Mendes da Rocha, foi criada em Santa Rita, no 2º Distrito. Casou-se com Estolino Peixoto da Rocha, que foi homenageado tendo outra escola municipal de Pessegueiros recebido seu nome. O casal teve três filhos. A vida toda Maria de Lourdes se dedicou ao comércio, primeiro em Venda Nova, no 3º Distrito, e depois em Pessegueiros. Também atuou como gerente dos Correios.


A família ajudava os moradores da localidade e doou terrenos para construção de diversos locais públicos, como a unidade de saúde que recebeu a denominação Unidade Primária de Atenção à Saúde Maria de Lourdes Mendes da Rocha há alguns anos. Entretanto, tal denominação não se concretizou. E nesta sexta o Prefeito Vinicius Claussen irá até a localidade para visitar a unidade de saúde e prestar a homenagem à moradora que muito contribuiu para o progresso de Pessegueiros.