sábado, 6 de julho de 2019

Projeto 'Escola Sorriso' instala escovódromo no Cemusa


Projeto 'Escola Sorriso' - Foto: AsCom PMT

A Clínica Odontológica Mario Struck, no Cemusa, no bairro de São Pedro, ganhou nesta quinta-feira (04/07), um escovódromo do Projeto Escola Sorriso. Elaborado pela Subsecretaria de Atenção Básica em Saúde, através do Departamento de Odontologia e do Programa Saúde na Escola, o projeto integra o Plano Municipal de Saúde Bucal e aponta a higiene oral e o incentivo ao autocuidado como ações fundamentais para a prevenção de doenças bucais na infância.

A inauguração do escovódromo contou com a presença de 20 alunos do 4º ano do Centro Educacional Rose Dalmaso (Cedal), localizado no bairro de São Pedro. As crianças, além de participarem de atividades lúdicas com escovação e limpeza com fio dental em uma grande dentadura, realizaram escovação nos próprios dentes e receberam um kit para complementar os cuidados com a saúde bucal em casa.

Escovódromo - Projeto Escola Sorriso

O escovódromo do Projeto Escola Sorrindo é um trabalho conjunto das secretarias municipais de Saúde e de Educação e do UNIFESO (Centro Universitário Serra dos Órgãos) abrange atividades lúdicas educativas, escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor e exame da cavidade oral em crianças e adolescentes de creches e escolas municipais. 

As ações acontecerão no escovódromo do Projeto Escola Sorrindo, montado com equipamentos conjunto de pias e espelhos. Quando necessário, serão agendadas consultas para tratamento na Clínica Odontológica do Cemusa, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) ou em outras unidades da rede municipal de Saúde Bucal.

Para a diretora do departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, Liliana Barbosa de Moraes, a inauguração do escovódromo traz um grande diferencial para a saúde bucal na cidade. “Agora, temos um espaço onde as crianças das escolas serão acolhidas. Faremos um trabalho de educação em saúde bucal prevenindo as doenças e transformando essas crianças em multiplicadores”, concluiu.


A inauguração do escovódromo contou também com a presença dos secretário municipais de Saúde, Antônio Henrique Vasconcellos, e de Educação, Rosana Mendes, a subsecretária de Atenção Básica em Saúde, Dra. Edneia Martuchelli, os vereadores Tenente Jaime, João Miguel e Maurício Lopes.