quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Ações de saúde em prol da mulher e da criança


Equipe da UBS de Vieira e os 'Doutores da Alegria' - Foto: PMT

Em comemoração à campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, e também ao mês da criança, vários PSFs e unidades básicas estão intensificando as ações de saúde para ampliar a cobertura em suas áreas de atuação.

Nesta terça, dia 24, a equipe da Unidade Básica de Saúde de Vieira, no interior do município, fez uma ação direcionada às crianças da localidade, com o apoio dos Doutores da Alegria, do Projeto IDE, da Igreja Batista de Soledade, na zona rural. Teatro de fantoches destacando a importância de manter em dia o cartão de vacinas, distribuição de escovas de dente, brincadeiras e lanche foram algumas das atividades oferecidas.

Confira o calendário:

• Dia 27/10, sexta-feira, 14h

Ação de saúde e bem-estar, maquiagem e palestra sobre prevenção ao câncer de mama.

Realização e parceria: PSF da Barra do Imbuí, Espaço Pink, Associação Amigas da Mama.

Local: Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (Rua Manoel Dias, 234, Barra do Imbuí). 

• Dias 27 e 28/10, sexta e sábado 

Na sexta, manhã e tarde, atendimento da campanha Outubro Rosa, com coleta de material para exame preventivo ginecológico, pedido de mamografia, consulta médica, técnica de auto-exame de mama. 

No sábado, tarde da mulher, com ações de beleza e bem-estar. 

Realização e local: PSF de Araras (Praça Dom Quixote, s/n°, Araras). 

• Dia 30/10, segunda-feira, 13h

Ação de saúde pelo Mês das Crianças, com atualização da caderneta de vacinas, palestra sobre higiene bucal, distribuição de brinquedos com materiais recicláveis.

Realização e participação: PSF da Quinta Lebrão, alunos do curso de Fisioterapia do Unifeso.

Local: Igreja Assembleia de Deus, Quinta Lebrão.

• Dia 31/10, terça-feira, das 9h às 21h

Atendimento em horário ampliado dentro da campanha Outubro Rosa, com coleta de material para exame preventivo ginecológico (pacientes já cadastradas); solicitação de mamografia, aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis, Hepatite B e C; vacinação (adultos e adolescentes) contra HPV, Hepatite B, antitetânica, Meningite C, Triviral (sarampo, caxumba e rubéola); distribuição de anticoncepcional e camisinhas; ações diversas, com exercícios físicos, palestras, oficinas, grupo de tabagismo etc.

Realização e local: PSF do Rosário e Perpétuo (Rua São Pedro, 575, São Pedro).