sexta-feira, 9 de junho de 2017

Gerenciamento de resíduos no Hospital das Clínicas

Sensibilização de profissionais, estudantes e pacientes - Foto: Unifeso

Com o objetivo de realizar um diagnóstico na área de gerenciamento de resíduos do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), estudantes do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) iniciaram um período de estágio nas unidades do hospital.

O foco será nas atividades de trabalho e na sensibilização de profissionais, estudantes, pacientes e acompanhantes/visitantes em relação ao descarte correto dos resíduos hospitalares, levando em consideração o risco para todas as pessoas que manuseiam esses materiais.

De acordo com Luciana Oliveira, chefe do Setor de Relacionamento com o Cliente do HCTCO, a intenção é iniciar o processo de conscientização para a redução de resíduos e ampliação do reciclável. Está sendo utilizado para apoio um banner itinerante elaborado juntamente com a Comissão de Gerenciamento de Resíduos. O material de divulgação irá passar por todos os setores das unidades hospitalar e ambulatorial auxiliando o trabalho dos estagiários.

Participam da iniciativa as estudantes Carolina Moreira Afonso, Maria Regina Cupertino Fernandes Araújo, Shayeny Machado e Thalia Pinheiro, acompanhadas pelos professores Maria Helena Carvalho da Silva e Carlos Alfredo Franco Cardoso, coordenador do curso de Ciências Biológicas, e os membros da Comissão de Gerenciamento de Resíduos do HCTCO.

“O objetivo é manter anualmente este campo de estágio aberto, que dura em média oito meses. Os estudantes poderão conhecer todas as áreas do ambiente hospitalar de forma a contribuir com as nossas atividades de trabalho em prol da qualidade de nossos processos”, observou Luciana Oliveira.