sexta-feira, 26 de maio de 2017

Defesa Civil Municipal abre curso de formação de voluntários


Curso de formação de voluntários de Defesa Civil

Serão abertas no dia 1º de junho as inscrições para mais um curso gratuito de formação de voluntários de Defesa Civil. Realizada no período de estiagem, a ação preventiva tem o objetivo de preparar a população para o período de chuva, além de revitalizar os núcleos comunitários, conhecidos como NUDECs, e implantar novos. Atualmente, Teresópolis tem 25 núcleos comunitários de Defesa Civil, na cidade e no interior, com 470 voluntários.

“Com o curso, a Defesa Civil prepara as pessoas das comunidades para dar o primeiro atendimento, no caso de alguma eventualidade, até a chegada dos órgãos de socorro. Vamos revitalizar os NUDECs, verificar os pontos de apoio existentes e as rotas de fuga nas áreas de risco. Esse é o nosso planejamento de preparação para o próximo período de chuva”, explica o coronel Anibal Ornelas, secretário municipal de Defesa Civil.

Qualquer pessoa interessada, a partir dos 18 anos, poderá se inscrever. Quem já fez o treinamento poderá se matricular para atualizar os seus conhecimentos. Com duração de uma semana, o curso noturno será realizado nos bairros, em data a ser definida. No final, o aluno que completar as horas receberá diploma e carteira de identificação.

“O trabalho da Defesa Civil é proteger vida. Pedimos a participação da comunidade para melhorar o atendimento para a própria comunidade”, conclui o coronel Anibal.

As inscrições para o curso gratuito de formação de voluntários de Defesa Civil poderão ser feitas a partir do dia 1º de junho pelo telefone (21) 2742-7025 ou pelo email defesaciviltere@gmail.com. A Defesa Civil de Teresópolis funciona no 2º piso do Centro de Informações Turísticas do Soberbo, de segunda a sexta, das 9h às 18h.