sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Experiências de professores viram livro de Pedagogia


Reflexões e experiências de professores - Foto: Unifeso
 
No mês de outubro o curso de Pedagogia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) lançou o livro “Formação Docente e Práticas Inovadoras”, uma iniciativa de professores do curso que têm desenvolvido reflexões e experiências no âmbito dos Grupos de Estudos Independentes, com o objetivo de disseminar práticas curriculares inovadoras na formação docente.
 
O evento aconteceu durante o I Congresso Acadêmico Científico do UNIFESO (I CONFESO), realizado entre 18 e 20 de outubro.
 
“É uma obra que apresenta algumas experiências desenvolvidas em nosso projeto de formação, fundado numa concepção pedagógica que rompe com a disciplinarização e promove uma reflexão teórica e crítica sobre o contexto social e a educação”, contou a professor Maria Terezinha Espinosa, coordenadora do curso de Pedagogia que também assina o livro.
 
Segundo ela, o componente curricular Grupo de Estudos Independentes está organizado a partir das áreas de aprofundamento do currículo, “possibilitando a construção do saber compartilhado que contextualiza e concretiza os conhecimentos considerados fundamentais para fortalecer a identidade do pedagogo como profissional comprometido ética e politicamente com a transformação das relações sociais excludentes e competente para o exercício de seu papel no espaço escolar e em outros espaços educativos não escolares”.