sexta-feira, 3 de junho de 2016

Estagiários de Direito são recebidos com palestra no Fórum


Visita ao Fórum de Teresópolis - Foto: Unifeso
 
Estagiários da Área Cível do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do curso de Direito do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) visitaram no dia 23 de maio o Fórum de Teresópolis, em Agriões. Na ocasião foi proferida palestra pelo juiz Carlo Artur Basilico, titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Teresópolis, com o tema “Quando, como e sobre o que se compõe (ou se litiga) no processo civil moderno, o processo dialógico”.
 
“Este tema fez uma abordagem à característica dialógica do processo e o novo paradigma de um processo construído a muitas mãos, fundado nos princípios da cooperação, do contraditório efetivo, do estímulo à conciliação e da lealdade”, explicou a professora Ana Lúcia Torres, Supervisora do (NPJ).
 
De acordo com o juiz Carlo Basilico, o tema demanda muito tempo de reflexão, mas ele fez indagações instigando os estudantes a chegarem às suas conclusões. No decorrer da palestra, o juiz afirmou que “o processo moderno visa o diálogo em busca do acordo, evitando a determinação soberana e favorecendo, inclusive, ao magistrado notar e sugerir novas soluções, concretizando o valor do diálogo, ampla defesa e até mesmo da cooperação“.
 
Para o estudante Tupã Lisboa esse foi o momento mais marcante do encontro. “Em sua explanação o juiz trouxe o advento do novo Código de Processo Civil, que tem como foco primário a diminuição da duração do processo e, para isso, traz e dá força para algumas ferramentas como a mediação e conciliação, por exemplo”, comentou o estudante.