quinta-feira, 24 de março de 2016

Unifeso debate 'Escolas do Amanhã' em Aula Magna


Aula Magna do curso de Pedagogia - Foto: Unifeso
 
“Resiliência e Educação” foi o tema escolhido para a Aula Magna do curso de Pedagogia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), realizada no dia 21 de março, tendo como conferencista convidada a professora Indinalva Nepomuceno Fajardo, autora do livro “Resiliência e Educação: Exemplos das Escolas do Amanhã”.
 
Para a professora Maria Terezinha Espinosa de Oliveira, coordenadora do curso de Pedagogia, “O tema desse ano é extremamente relevante para a formação, e tem todas as correlações necessárias ao projeto pedagógico”.
 
O livro “Resiliência e Educação: Exemplos das Escolas do amanhã” aborda os trabalhos dos educadores que atuam no projeto da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro, as chamadas “Escolas do Amanhã”, que tem como objetivo elevar a qualidade de ensino, promover a alfabetização e o ensino na idade adequada e superar a evasão escolar em áreas consideradas de risco social e violência. O conceito central deste estudo é o de “resiliência”, termo usado para conhecer e distinguir os educadores que possuem as características de persistência, de superação e de reação positiva às dificuldades.
 
“Eu apresentei não só um livro, mas uma experiência de vida, não apenas profissional mas também pessoal. Para se falar de resiliência é preciso ter um envolvimento e uma compreensão muito grande dos sentimentos humanos. O livro, pautado na pesquisa de doutorado em Saúde Pública com uma linha de estudo sobre o impacto da violência na saúde, mostra a grandeza e as qualidades dos professores que atuam nessas situações diversas e desafiadoras”, explica a professora Indinalva Nepomuceno Fajardo.