quarta-feira, 19 de novembro de 2014

II Festa Literária da Região Serrana


II Festa Literária da Região Serrana em Teresópolis
 
Um dia dedicado à literatura. No sábado, dia 29 de novembro, será realizada em Teresópolis, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, a II Festa Literária da Região Serrana – II Fli Serrana. O evento contará com um dia inteiro de atividades gratuitas, das 9h às 19h30, tendo como homenageada a escritora Flávia Savary, seus 40 anos de literatura e seus dragões.
 
Destinada ao público infantil e juvenil, a programação é extensa e abrange uma série de atividades, incluindo apresentações musicais, oficinas, encontro com autores, atividades circenses, sarau, leitura dramatizada, entre outras. Aberto ao público, o evento contará ainda com a participação de escolas teresopolitanas.
 
Com relação às oficinas e encontros com autores, a II Fli estará recheada de nomes consagrados da literatura, como Cristina Villaça, Alexandre Gomes e Glaucia Lewicki, entre outros. Destaque também para o Sarau Poesia, com leitores da Estação das Letras e do Paiol de Histórias do Sítio Boa Liga.
 
O ponto alto do evento será a presença da homenageada deste ano, Flávia Savary. Pela manhã, a escritora participará do encontro com autores de Dragões, às 11h. À tarde, ela será lembrada em outro encontro: “Como desenhar o seu dragão e ilustrar o livro da Flávia Savary”, às 16h. E às 17h, será realizado o momento maior de homenagem à escritora, com a participação de Flávio Carneiro, Cristina Villaça, Ana Maria de Andrade, Lucia Marcatti e Rosa Amanda Strausz.
 
O evento terá ainda cantinhos da leitura e do desenho e três exposições. Estarão expostos os quadros do livro Diário Inventado, de Carolina Monteiro; as ilustrações do livro 25 sinos de acordar Natal, de Flávia Savary; e os paineis da Expo Cores e Formas, comemorando os 15 anos da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ).
 
Confira abaixo a programação completa:
 
09h – 09h30: Abertura
 
09h30 – 10h:
Apresentações musicais Secretaria Municipal de Cultura e músicos do Centro de Ensino Serrano 
Apresentação do poema Dragons (CIA José Francisco Lippi)
 
10h – 11h: 
Oficina de mediação de leitura com José Luiz Prado - "Contar histórias é um ato mágico: a simples narrativa e seus encantos" 
Contação de histórias da Flávia Savary com Cristina Villaça 
Oficina de marcador de página com Eline Dantas
 
11h – 12h: 
Encontro com autores/autógrafos: Dragões! - Alexandre de Castro Gomes, Glaucia Lewicki, Flávia Savary e performance de Cris Alhadeff - Mediação: Antonella Catinari
 
13h30 – 14h: 
Circo
 
14h – 15h: 
Sarau Poesia no Parque na II FLI Serrana: Leitores da Estação das Letras e do Paiol de Histórias do Sítio Boa Liga (Casa Lygia Bojunga de Pedro do Rio / Petrópolis) – roteiro de Miriam Ribeiro, Ninfa Parreiras e Rachel Facó, com a colaboração especial de Laura Sandroni 
Oficina de artes com Eline Dantas 
Projeto Autores Mirins – Nina Krivochein e Mariene Lino
 
15h – 15h20: 
Centro de Ensino Serrano – apresentação teatral
 
15h20 -16h: 
Leitura dramatizada e musicalizada: A ROSA QUE GIRA A RODA – Grupo Teatral Povo do Cafundó
 
16h – 17h:
Encontro com autores / performances / autógrafos: “Como desenhar o seu dragão e ilustrar livro da Flávia Savary” - Thaís Linhares e Maurício Veneza - mediação: Miriam Ribeiro
 
17h – 18h: 
Homenagem a Flávia Savary - Flávio Carneiro, Cristina Villaça, Ana Maria de Andrade, Lucia Marcatti e Rosa Amanda Strausz
 
18h – 18h30: 
Apresentação Instituto Saber 
Lançamento do livro ‘A roupa nova do arco-da-velha’ (ilustrações de Jaguar)
 
18h30 – 19h30: 
Show de Jujuba e Ana Nogueira