terça-feira, 11 de setembro de 2018

Professora apresenta proposta de redistribuição de receitas federais


Professora Renata Constant - Foto: Unifeso

O artigo intitulado "Proposta de redistribuição das receitas federais arrecadadas pela união para os estados brasileiros: um modelo GSZ-DEA não radial", de autoria da professora Renata Constant, do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), foi apresentado no 50° Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO 2018). O evento aconteceu no Rio de Janeiro, abordando o tema “Cidades Inteligentes: Planejamento Urbano, Fontes Renováveis e Distribuição de Recursos”.

De acordo com a professora, o objetivo da proposta apresentada é “avaliar a distribuição de renda do Governo Federal para os estados brasileiros, levando em conta a maneira com que os estados transformam esta verba em melhoria da qualidade de vida/desenvolvimento da população local”. O trabalho desenvolvido também propõe um novo método de distribuição de renda.

Para Renata, apresentar um estudo que aponta as dificuldades e as falhas na gestão pública instiga o pensamento acerca dos governantes e das políticas adotadas. “Nos faz refletir como cidadãos e agentes transformadores da sociedade em que vivemos. Foi uma experiência engrandecedora poder discutir não só sobre a distribuição de receita em si, como também a maneira que ela afeta, por exemplo, o índice alfabetização/escolaridade da população, esgotamento sanitário e políticas de saúde”, notou.