quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Inclusão de pessoas com necessidades especiais no ensino


Lançamento livro atendimento acessível - Foto: Unifeso

No dia 31 de julho o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizou a solenidade de lançamento do livro “O atendimento acessível no ensino superior no UNIFESO”, de Gicele Faissal de Carvalho (organizadora), Maria Lúcia Smolka, Nathalia Suarez Mouteira e Rosângela Crisostomo.

“A inclusão só se dá efetivamente mediante à acolhida e a possibilidade de participação e ampliação do conhecimento pelo estudante com necessidades especiais. Desta forma, nossa Instituição não tem medido esforços na formação de profissionais envolvidos neste setor, contando com o acompanhamento dos tradutores e intérpretes de libras e do ledor, e com a preparação da sala de recursos multifuncionais”, garantiu a professora Gicele. “Temos orgulho de ter uma equipe que trabalha colocando em primeiro lugar a atenção e o cuidado às pessoas”, declarou o professor José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico.

O evento foi prestigiado por dirigentes, professores e estudantes, tendo a importante participação dos estudantes portadores de necessidades especiais Marcelo Serafin, do curso de Farmácia, e Matheus da Motta Braga, do curso de Ciências Biológicas, na companhia de tradutores e intérpretes de libras.

Sobre o livro


A obra, que faz parte da Série Produções Técnicas da Editora UNIFESO, relata fatos históricos, novas políticas e parâmetros legais para a inclusão das pessoas com necessidades especiais, bem como algumas experiências do trabalho realizado pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade (NAPPA), a partir da implementação do Programa de Acessibilidade do UNIFESO.