terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Hemonúcleo faz campanha para incentivar doação de sangue


Doe sangue, doe vida! - Foto de arquivo

O Hemonúcleo de Teresópolis promove essa semana uma campanha de estímulo à doação de sangue. O objetivo é manter o estoque suficiente durante os dias de Carnaval, período em que geralmente há um aumento da demanda e uma queda significante na doação.

Para doar sangue deve ser apresentado documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação), ter entre 18 e 65 anos, estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos.

A mulher não pode estar grávida, nem amamentando. Homens podem fazer a doação a cada 60 dias e mulheres, a cada 90 dias, por conta do ciclo menstrual. A pessoa não pode ter ingerido bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação. Não é preciso estar em jejum, basta evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

O banco de sangue da Secretaria Municipal de Saúde funciona na Rua Francisco Sá, nº 299, na Várzea. A doação pode se feita de segunda a sexta, das 8h às 12h. Os interessados em doar também podem ligar para o telefone (21) 3641-5872 para tirar e dúvidas e/ou agendar a doação.