quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Copa Rio de Ciclismo reúne 300 atletas em Teresópolis


Copa Rio de Janeiro de Ciclismo - Foto: Jorge Maravilha
 
Cerca de 300 atletas de diversos estados do país participaram da 5ª e última etapa da Copa Rio de Janeiro de Ciclismo, nesta terça, dia 15, em Teresópolis. Com largada e chegada na Avenida Feliciano Sodré, a corrida teve 25 categorias, desde ‘Estreante’ até ‘Veterano’. Com organização do Instituto Faça, a competição contou com o apoio da Prefeitura.
 
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Luiz Otávio Oliveira, fez um balanço dos eventos que vêm acontecendo na cidade, ressaltando a parceria público-privada na realização das competições. “Nesse período de 10 meses foram promovidas diversas competições em várias modalidades esportivas, sempre em parceria com a iniciativa privada. Estamos trabalhando com a credibilidade do governo junto aos empresários e organizadores para que esses eventos aconteçam”.
 
Antônio Costa Velho, secretário de Segurança Pública, agradeceu aos funcionários da Guarda Municipal que atuaram na orientação do trânsito durante no evento. “Agradeço a dedicação dos funcionários da Guarda Municipal, sob o excelente trabalho de coordenação da subsecretária Renata de Paula”.
 
Competiram corredores entre 14 e 80 anos. O teresopolitano Igor Santana, de 18 anos, que chegou em 2º lugar na sua categoria na etapa, comentou sobre o início da carreira. “Eu comecei a competir há dois anos. Na minha primeira corrida tinham 35 ciclistas concorrendo na categoria e fiquei em 8º lugar. Esse resultado me estimulou a continuar e estou aprendendo muito sobre o que é o ciclismo e a vida de atleta profissional”.
 
Aos 80 anos, ‘Bilica’, morador de Valença, na região sul do estado, pratica o ciclismo desde a adolescência. O atleta falou do orgulho de ver o amor pelo esporte ser compartilhado com o filho. “Eu sou ciclista desde os 16 anos de idade. O ciclismo é o que eu mais gosto de fazer na vida. Tenho um filho com 18 anos que está competindo também e me sinto feliz em ver que ele está seguindo o caminho do esporte”, disse emocionado o atleta.
 
A paulista Ana Carolina Reis participou de todas as etapas da Copa e ficou feliz com a conquista do 1º lugar em Teresópolis. “Essa adrenalina das competições é muito boa. Participei de todas as etapas da Copa Rio e o 1º lugar na minha categoria aqui em Teresópolis me deixou muito feliz”, comentou Ana Carolina, que estava acompanhada do namorado e ciclista Giuliano Bertolaci.