sexta-feira, 29 de maio de 2015

Atores da cidade na Semana Nacional de Museus



Entre os dias 18 e 24 de maio, foi realizada em todo o país, a 13ª Semana Nacional de Museus. Em Teresópolis, o cronograma de atividades incluiu atrações diárias, entre os dias 18 e 22 de maio, como a visita à exposição ‘Rio Paquequer: Conhecer, preservar e amar’ e a encenação da performance ‘Pra quem quer preservar o Paquequer’, que agradou em cheio.

Interpretada pelos atores Nara Zeitune, Marcos Alexandre, Jeanette Albuquerque e Ivo Bernardo, a peça teve apoio técnico de Bárbara Dias, na sonoplastia, e de Rafael Corrêa, na iluminação. O espetáculo contou a história do rio que corta o município, desde ‘O Guarani’ até os dias atuais, abordando a questão da poluição e alertando para a necessidade de preservação do Paquequer.

Além da peça, quem esteve na Casa da Memória também visitou a exposição ‘Rio Paquequer: Conhecer, preservar e amar’. Com paineis ilustrados, a mostra narra a história do rio, através de textos e imagens, incluindo curiosidades, como por exemplo, a origem do nome Paquequer. A exposição conta ainda com uma instalação, montada no piso da casa, que sugere o leito do rio; e com a exibição do ‘S. O. S. Paquequer’, que mostra as dificuldades de um grupo que resolve ‘navegar’ o rio.

Vale lembrar que, mesmo com o término da Semana Nacional de Museus, o filme ‘S.O.S. Paquequer’ e a exposição ‘Rio Paquequer: conhecer, preservar e amar’ continuam disponíveis à visitação pública até o dia 18 de setembro, de segunda a sexta, das 13h às 17h.