quarta-feira, 18 de março de 2015

Pronatec Cultura tem aulas práticas e teóricas

Alunos dos cursos do Pronatec - Foto: Rafael Corrêa

Os cursos do Pronatec na área cultural realizados em Teresópolis continuam fazendo sucesso entre os alunos matriculados. Iniciativa da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), através do Pronatec e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), e o Ministério da Cultura (MinC), os cursos atendem diretamente 60 pessoas, oferecendo capacitação para assistente de produção cultural e auxiliar de conservação de acervos.

Os cursos são realizados em duas das unidades da Secretaria de Cultura. Na Casa da Memória Arthur Dalmasso, no Centro, acontecem as aulas de auxiliar de conservação de acervos. Já o Centro Cultural Bernardo Monteverde, no Alto, sedia as aulas do curso de assistente de produção cultural.

Nas aulas, os alunos recebem orientação teórica e prática. No primeiro curso, aprendem como formular e executar projetos. No segundo, manuseiam documentos e aprendem como catalogar e higienizar documentos do acervo. Além disso, eventualmente são realizadas atividades externas, como complemento dos trabalhos.

Recentemente, os alunos do curso de conservação de acervos visitaram a Biblioteca do Centro Cultural Bernardo Monteverde, onde tiveram noções de organização. E, depois disso, o grupo esteve também no Sobrado José Francisco Lippi, mais conhecido como Museu de Venda Nova, onde visitou as instalações, mas já com um olhar diferente, mais técnico, voltado para o reconhecimento dos equipamentos e a conservação do espaço.

“Tem sido gratificante participar deste curso. Um aprendizado importante, que está contribuindo de forma relevante em minhas atividades como historiador”, comentou o pesquisador Romildo Pires.

Os cursos são gratuitos, com carga-horária de 160 e 200 horas, divididas em três aulas por semana. Cada aluno recebe ainda auxílio de custo no valor R$ 12,00/dia, além de kit escolar. As aulas são ministradas por Flávia Silvestre e Rodrigo Otávio, no curso de conservação de acervos, e Maritza Garcia e Mara Bastos, no curso de assistente de produção cultural.

Teresópolis é a primeira cidade da Região Serrana a receber cursos profissionalizantes do Pronatec, programa do Ministério da Educação (MEC), na área cultural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário