sexta-feira, 13 de março de 2015

Novas diretorias eleitas incrementam Escolas municipais

Detalhe de pintura no banheiro da Escola - Foto: Marcelo Ferreira

Eleitas no final de 2014 por votação direta, as novas equipes diretivas da Rede Municipal de Educação já estão trabalhando para dar uma “nova cara” as suas unidades escolares. É o caso das escolas municipais Hilário Ribeiro, no Quebra-Frascos, e Hermínia Josetti, na Tijuca. Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e muita criatividade, as novas gestoras têm mostrado que com boa vontade e imaginação, o ano letivo de 2015 pode ser bastante diferente.

Localizada no bairro de Quebra-Frascos, a Escola Municipal Hilário Ribeiro atende hoje não apenas seus próprios alunos, mas também estudantes da Escola Municipal Manoel Alves Moreira, situada no Corta Vento, e atualmente interditada. A nova diretora, Alessandra Rezende, tem usado de criatividade para envolver a comunidade escolar e realizar mudanças na escola. Com o apoio da Secretaria de Educação, que cedeu as tintas, realizou uma colorida pintura no pátio interno da unidade, com inspiração do artista plástico Romero Britto.

“Ter duas escolas funcionando em um mesmo prédio é um desafio. Mas resolvemos dar um novo ar a escola, com mais cores e mais alegria. Aos poucos pintamos o pátio interno e agora estamos trabalhando as salas de aula. Também reunimos alguns pais e responsáveis que garantiram presença em futuros mutirões e junto com a Secretaria têm nos ajudado na medida do possível”, conta a diretora.

Da mesma forma, a Escola Municipal Hermínia Josetti se revestiu de novas cores para receber seus alunos em 2015. Mesmo que com um outro estilo de pintura, a iniciativa positiva e a criatividade têm proporcionado aos seus alunos uma nova experiência, como conta a diretora Karina Moreno.

“A nossa proposta é fazer da escola um ambiente acolhedor. É uma ação pequena que gera um resultado enorme. Entendemos que, como dizia Paulo Freire, a ‘escola não são as paredes, mas as pessoas’. Porém, qualquer pessoa se sente mais feliz chegando a um lugar agradável, atraente, onde você realmente queira estar. Nós queremos que nossos alunos sintam prazer em vir para a escola. E temos notado resultados não só entre os alunos, mas também em nossa equipe de professores e funcionários”, aponta Karina.

E ao que parece, o resultado tem sido realmente positivo. Pelo menos é o que nos conta a aluna Ana Luísa, do 4° ano. “Minha escola me recebe com um sorriso. Ela já era linda, mas agora está ficando maravilhosa. Aqui tem sempre uma coisa nova acontecendo e pra tia Karina a escola é uma família, para ela e todos os funcionários”, elogia a aluna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário