quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Exposições abertas na Casa de Cultura


Capoeira na Casa de Cultura - Foto: Roberto Ferreira

Já estão abertas à visitação pública as novas exposições promovidas pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura. Montadas na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, elas abordam uma série fotográfica e ainda a história da capoeira, ambas com entrada franca.

A primeira, ‘O catador de imagens’, do fotógrafo Rubens Paiva, foi aberta no último sábado, 7 de fevereiro, no hall de circulação da Casa de Cultura, e desde então, vem despertando o interesse do público. Com passagem anterior por outros municípios, a mostra reúne 33 imagens que mexem com a imaginação humana, como explicou o autor, Rubens Paiva.

“Tirando fotos pelas ruas me deparei com um catador de latas. Observando o trabalho dele me veio à mente o nome desta exposição: O catador de imagens. A busca pela lata é parecida com a minha busca pela imagem. Ambas são transfiguradas pela força. A lata pela pisada. A imagem pela imaginação. O que será da lata amassada? O que será da imagem imaginada? Ambas não pertencem mais aos catadores. Pertencem a você”, analisa.

A segunda, ‘Capoeira – Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade’, também já está aberta à visitação e ficará montada até o dia 22, na galeria da casa. Esta exposição integra a programação do XVI Encontro Internacional de Capoeira em Teresópolis, organizado pelo Grupo Senzala de Capoeira, que começa no domingo, 15, e segue até o dia 22, com diversas atividades.

Composta por paineis com textos e imagens, a exposição conta a história da capoeira, a trajetória do Grupo Senzala e retrata ainda fotos de grandes mestres da modalidade. Objetos e trajes típicos também integram a mostra, que conta inclusive com uma maquete do Quilombo dos Palmares.


As duas exposições podem ser visitadas de segunda a sábado, das 10h às 18h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras), com exceção do período de Carnaval.


Nenhum comentário:

Postar um comentário