sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Calouros do Unifeso debatem o desafio da água


Calouros sob pressão - foto: Unifeso

As novas turmas de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitários Serra dos Órgãos (UNIFESO) começaram o semestre já com um desafio: através de um ‘laboratório de gestão’ simular situações de mercado e do universo empresarial a partir da constituição de uma empresa, criação de um nome, marca e logo; aquisição de equipamentos, suprimentos, distribuição e comercialização visando a sustentabilidade empresarial. Tudo isto dentro de um curtíssimo e cronometrado espaço de tempo. A atividade foi prosposta no dia 4 de fevereiro no tradicional evento Jogos Empresariais.

De acordo com o professor Jucimar Secchin, coordenador dos cursos, o tema desta edição foi a água. “Em um momento em que a utilização de água em geral passa por uma profunda reflexão, entendemos que seria  oportuno trabalharmos esse tema, avaliando nossa conduta enquanto cidadãos e como futuros administradores e contadores sobre questões relativas à produção, distribuição e comercialização, discutindo preços, prazos, custos e viabilidades econômico-financeiras desses futuros empreendimentos”, justificou, acrescentando que ao realizar os jogos “procuramos despertar nos futuros administradores e contadores sua atenção ante uma realidade de mercado até então desconhecida para a maioria deles”.

Para Gabriel da Costa Silva, calouro de Ciências Contábeis, “foi uma atividade muito divertida, que nos forçou a encarar o futuro que teremos, mostrando como é difícil tomar decisões sob pressão e com pouco tempo disponível, preparando-nos para um mundo de opções em que nem sempre o caminho mais fácil ou barato será o melhor, ou o melhor naquele momento vai causar problemas no futuro. A atividade fez com que vivenciássemos o dia-a-dia de um administrador/contador de uma forma descontraída, melhorando o entrosamento entre a turma, veteranos e professores”.