quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Autoavaliação Institucional no Unifeso gera livro


Lançamento da obra no Unifeso - foto: divulgação

No dia 10 de fevereiro aconteceu o lançamento do primeiro volume da obra “Autoavaliação Institucional no UNIFESO: 15 anos de Avaliação Transformadora”, que reúne textos de diversos professores e funcionários técnico-administrativos do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), fortemente envolvidos com a autoavaliação da Instituição.

“Esse livro nasceu de uma experiência em um evento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), no qual o professor José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico e parte de sua equipe da PROAC representaram a Instituição com um trabalho que relata a nossa experiência em autoavaliação. Nesse evento, entre dezenas de universidades, o nosso trabalho foi um dos poucos selecionados, o que fez o grupo perceber como essa experiência está avançada aqui”, apontou a professora Verônica Santos Albuquerque, Reitora do UNIFESO.

Para o professor José Feres, o lançamento teve como objetivo documentar um momento histórico da Instituição. “O primeiro volume é o resgate da história, a documentação e o reconhecimento das pessoas que participaram do processo de avaliação desde 1999, tanto nas comissões de avaliação como nas pesquisas, entre professores, funcionários técnico-administrativos e estudantes. O livro organiza e concebe esse processo como uma todo, traz um olhar de integralidade e demonstra a possibilidade da mudança cutural que se vai produzir”, detacou o Pró-Reitor. Contudo, ele atribuiu maior importância ao segundo volume, que está em preparação. “É no segundo volume que fica evidente como as coisas acontecem na prática, na realidade, e quais são as dificuldades de se implantar um projeto como este”, adiantou.

Entre os co-autores, a professora Edenise da Silva Antas, assessora da Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE) expressou sua gratidão “em fazer parte desta Instituição que nos possibilita aprender e realizar um acontecimento como este”, disse. A partir da vivência que teve como assessora pedagógica da então Pró-Reitoria de Graduação do UNIFESO e participar da equipe de elaboração do Projeto de Avaliação Docente, a professora Katiuscia Cristina Vargas Antunes, atualmente no do Departamento de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora,  observou que “esta é uma das conquistas que vemos aqui e que estão muito longe de vermos em outras instituições. A experiência que temos aqui no UNIFESO é ímpar, tem sido divulgada e reconhecida lá fora e é muito bom ouvirmos discursos positivos sobre a Instituição. Espero que esse livro seja mais um retrato disso, que para que as pessoas conheçam cada vez mais e melhor o que é feito aqui”.

Sobre o livro

A obra tem como organizadores os professores José Feres Abido Miranda, Flavio Eduardo Frony Morgado, Maria Beatriz Villas-Boas de Moraes e Rosângela Pimentel Guimarães Crisóstomo, tendo ainda a participação das professores Verônica Santos Albuquerque, Edenise da Silva Antas e Katiuscia Antunes, e dos funcionários Eliane Castro Costa e Maurício Oliveira. É publicada pelo UNIFESO e impressa pelo sistema Amazon Create Space Publishing System nos Estados Unidos.


Ao longo dos diversos capítulos os leitores são convidados a compreender o processo histórico percorrido pelo UNIFESO em seu processo de autoavaliação, antes mesmo da Lei do SINAES, destacando-se a importância da atuação da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a valorização da participação dos diversos segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil. Trata-se de uma avaliação global integrada, gerando comprometimento político e que traduz o estágio de evolução da Instituição. Em todos os capítulos são feitas abordagens conceituais e, em seguida, apresentadas as experiências do UNIFESO, destacando-se a construção do Programa de Autoavaliação Institucional e dos instrumentos concretos utilizados, um que se relaciona à avaliação do desempenho do estudante, o Teste de Progresso, e outro relacionado à Avaliação Docente. Este livro é uma leitura essencial para profissionais que atuam no ensino superior, interessados em conhecer projetos bem sucedidos de autoavaliação institucional.



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