quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Dia da Juventude e a Cultura da Paz


Dia da Juventude - Imagem ilustrativa

Para marcar o Dia Nacional da Juventude, comemorado no próximo sábado, 22/09, a Secretaria Municipal de Saúde promove nesta quinta, 20/09, e sexta, 21/09, das 9h às 18h, na Sociedade de Ciências Médicas de Teresópolis, na Ermitage, um seminário sobre a Cultura da Paz. O tema tem como foco a Comunicação não violenta e a mediação de conflitos, voltadas para a adolescência.

A atividade será ministrada por profissionais da Casa da Criança e do Adolescente: vida cidadania e esperança, com sede em Nova Friburgo. O objetivo do seminário é compreender o fenômeno social da violência contra crianças e adolescentes e promover a Cultura de Paz como principal ferramenta para prevenção da violência.

O seminário tem como público alvo profissionais de diversas áreas que atuam com os segmentos criança e adolescente, alunos do Curso de Enfermagem do Unifeso, professores e os próprios adolescentes. As inscrições foram encerradas na última sexta, 14/09.

Programação

Quinta, 20/09

Manhã

Apresentação do Projeto e do grupo.

Palestra: Cultura de Paz – A importância da compreensão do que é cultura para uma verdadeira promoção da Paz (Pluralismo e Diversidade Cultural).
Palestra: Comunicação não violenta – A necessidade de maior atenção ao processo de comunicação.
Palestra: Mediação de Conflitos – Princípios para uma mediação de conflitos.

Dinâmicas de grupo.

Sexta, 21/09

Manhã

Palestra: Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes - Conceitos, percepções e a função dos Direitos Humanos em nosso cotidiano.
Palestra: Habilidades Sociais – Diferentes classes de comportamentos do repertório de um indivíduo que contribuem para sua competência social.

Tarde

Palestra: Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes - Os principais tipos de violência que sofrem crianças e adolescentes no Brasil e quais as medidas de prevenção, atendimento e acompanhamento.

Dinâmica de avaliação.