sexta-feira, 31 de julho de 2020

Prefeito esclarece sobre número de leitos Covid em Teresópolis

Leitos para pacientes da Covid-19 em Teresópolis - foto de arquivo

O Prefeito de Teresópolis, Vinícius Claussen, publicou nota, em seu perfil oficial de rede social, em que esclarece dúvidas sobre número de leitos disponíveis para pacientes da Covid-19 em Teresópolis, confira:

"...começamos essa batalha que já dura quase 5 meses saindo de 0 para 19 leitos exclusivos COVID-19, fizemos um segundo movimento em abril ampliando para 42, depois para 65 e finalmente para os 68 leitos que temos hoje. Isso tudo aproveitando uma estrutura ociosa dos hospitais locais, uma estratégia que recentemente o Ministério da Saúde reconheceu como acertada e indicou aos municípios.

Os ofícios dos hospitais que vêm sendo compartilhados nas redes sociais respondem à uma questão de leitos habilitados nos governos estadual e federal, mas além deles existem leitos contratados pelo município. Se tratando de uma pandemia, o executivo municipal tem gerência sobre o número total de leitos sem discriminação entre leitos públicos ou particulares. Por isso, reafirmo que Teresópolis tem 68 leitos exclusivos para pacientes de COVID-19 (11 UTIs / 7 clínicos no HSJ e 17 UTIs / 33 clínicos no HCT), conforme confirmam os hospitais... Todos os leitos atendem a qualquer paciente de Teresópolis que precise de internação, conforme demanda de vaga pela nossa central de regulação.

Seguimos trabalhando sem descanso para ampliar a nossa estrutura de saúde e para garantir que todos aqueles que venham a precisar tenham acesso a leito, como até hoje aconteceu. O momento segue desafiador, como em todo o Estado e no Brasil. Muitos países no mundo começaram a viver uma "segunda onda". E nós seguiremos lutando para vencermos juntos o coronavírus".

Fonte: Facebook